Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais? Gblogoh



Bem vindo a casa dos TUGA3L!T .

Somos um Clã competitivo de First Person Shooters .
Vem conhecer-nos melhor , regista-te e apresenta-te a comunidade .

Esperemos que te divirtas . Boa estadia .
Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais? Gblogoh



Bem vindo a casa dos TUGA3L!T .

Somos um Clã competitivo de First Person Shooters .
Vem conhecer-nos melhor , regista-te e apresenta-te a comunidade .

Esperemos que te divirtas . Boa estadia .
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
Início3L!T StreamÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar
Tópicos semelhantes

     

     Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais?

    Ir para baixo 
    4 participantes
    AutorMensagem
    Physicx
    Senhor da Guerra Supremo
    Senhor da Guerra Supremo
    Physicx


    Mensagens : 638
    Data de inscrição : 27/07/2009
    Idade : 30
    Localização : Torres Vedras

    Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais? Empty
    MensagemAssunto: Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais?   Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais? Icon_minitimeQui Jun 03, 2010 6:25 am

    Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais?

    Serão os videojogos uma forma de interacção social? Ou servirão eles para isolar cada vez mais os jogadores? Foram estas e outras questões que o MyGames foi tentar perceber no evento Realidades Virtuais, que decorreu desde 17 de Maio até 2 de Junho deste ano, no Goethe-Institut Portugal.
    Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais? Realidadesvirtuais-mg-n101

    Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais? Uma reflexão pedagócia sobre os novos media.

    Nesta conferência, conduzida por Tanja Witting, da Universidade Técnica de Colónia, abordou-se a questão social dos videojogos, com especial destaque para a componente multiplayer que vem, muitas vezes, associada. "Já existem poucos jogos sem multiplayer," afirmou Witting logo no início.

    De facto, basta olharmos para alguns dos títulos mais importantes dos últimos meses para percebermos que é verdade. Blur, Red Dead Redemption, ModNation Racers, Super Street Fighter 4, Splinter Cell: Conviction, Battlefield: Bad Company 2, BioShock 2, Dante's Inferno, Call of Duty: Modern Warfare 2, Borderlands, DJ Hero, Tekken 6, Forza Motorsport 3, FIFA 10, Uncharted 2: Among Thieves, Guitar Hero 5, Halo 3: ODST são apenas alguns desses jogos, já para não falar de outros exclusivamente multiplayer, como M.A.G. ou o gigante que é World of Warcraft. A lista continua, e poderíamos enumerá-los ad aeternum.

    Não deixa de ser verdade, também, que algumas das melhores obras de arte não têm multiplayer. Exemplos perfeitos disso são Alan Wake, God of War 3, Final Fantasy 13, Heavy Rain, Mass Effect 2, Bayonetta, Assassin's Creed 2 ou Dragon Age: Origins.


    Ainda assim, não deixa de ser curioso o facto de muitas produtoras estarem cada vez mais a apostar na diversão em conjunto. Mas será este facto assim tão novo e tão exclusivo aos videojogos? Claro que não, e, pensando bem, quase todos os outros tipos de jogo, sejam eles de tabuleiro ou não, são forçosamente multiplayer. Nesse sentido, poderemos dizer que são os videojogos a adaptar-se a um mundo que se quer cada vez mais social.

    Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais? Realidadesvirtuais-mg-n104

    Mas qual é o fenómeno por detrás do sucesso do multiplayer nos videojogos? "Há desafio, o jogador humano pode agir contra a rotina," afirmou Witting. "Para além disso, é uma fonte de reconhecimento: alguém viu." E, neste aspecto, não existem só aquilo que Tanja designou como "contra-jogadores", existem também os "co-jogadores". É precisamente com este jogo em equipa que surge um factor interessante: o sentido de obrigação. "Qual é a minha recompensa e a recompensa para a equipa?," interrogou Witting. No fundo, já não estamos a jogar só para nós, mas em favor de mais pessoas.


    Por sua vez, o jogo em comunidade vai dar origem a uma expressão mais complexa, parecida a outra já nossa conhecida: user-generated gameplay. "É a comunidade que forma a minha forma de jogar," declarou Tanja. Todos nós temos presente, pelo menos na maior parte das vezes, que matar low-levels não se faz, que o spawn camping é mau, que matar alguém da nossa equipa é errado. Mas são, todas elas, situações possíveis de acontecer num jogo. Logo, as regras não existem per si, é a comunidade que as faz, e é precisamente isso que se designa por user-generated gameplay.
    Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais? Realidadesvirtuais-mg-n103



    No entanto, comunidade é um termo que se pode aplicar a várias situações. "Podem ser coisas mais colectivas e reais, como revistas, sites, eventos; tudo o que é exterior," continuou Witting. Depois existem as comunidades de jogo, que são geralmente todas as pessoas que jogam determinado jogo. Mais pessoal - mas ainda algo que se pode chamar de comunidade - são os clãs ou as alianças, um grupo de pessoas que se reúne já dentro do jogo, com um objectivo comum e com uma visão semelhante daquilo que querem para si próprios e para a sua equipa. É a "ideia do 'nós'," conclui Tanja.



    Tanja Witting está actualmente a trabalhar na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, no Instituto para a Investigação e Pedagogia dos Media, da Universidade Técnica de Colónia.

    Será a socialização que os videojogos proporcionam saudável? Poderá essa socialização virtual ajudar a socialização real? É esta a pergunta que vos deixamos.

    Fonte: Mygames.pt


    Citação :
    "Acho que aquela mentalidade retrogada de que quem passa muito tempo a jogar o multiplayer com os amigos "virtuais" é porque nao tem vida, está ultrapassada.
    E que esta amizades criadas na ps3 sao verdadeiras e acho que somos um pouco a prova disso com os encontro de membros, e tudo mais.
    Mas tambem acho que tem de haver um limite, e levar as coisas com medida e nao deixar de viver a vida e sair com os amigos para jogar. "
    Ir para o topo Ir para baixo
    RicFazeres
    Senhor da Guerra Supremo
    Senhor da Guerra Supremo
    RicFazeres


    Mensagens : 6257
    Data de inscrição : 02/07/2009
    Idade : 45
    Localização : Arroja City

    Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais? Empty
    MensagemAssunto: Re: Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais?   Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais? Icon_minitimeQui Jun 03, 2010 3:35 pm

    A mentalidade está a mudar , gamer é um modo de vida , já não se tratam de amigos virtuais , tratam-se de amigos , são pessoas que lidas diariamente , sempre as mesmas , chegam a desabafar contigo , a falar-te sobre a sua vida social , sobre os seus problemas , sobre a sua vida .

    Nós somos a grande prova disso , pois já organizamos dois mega encontros .
    Ir para o topo Ir para baixo
    DarkSoldierPT
    Coronel
    Coronel
    DarkSoldierPT


    Mensagens : 416
    Data de inscrição : 17/02/2010
    Idade : 30
    Localização : Porto

    Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais? Empty
    MensagemAssunto: Re: Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais?   Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais? Icon_minitimeQui Jun 03, 2010 7:13 pm

    Eu gosto é de gajas, mas tásse, videogames.
    Ir para o topo Ir para baixo
    Physicx
    Senhor da Guerra Supremo
    Senhor da Guerra Supremo
    Physicx


    Mensagens : 638
    Data de inscrição : 27/07/2009
    Idade : 30
    Localização : Torres Vedras

    Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais? Empty
    MensagemAssunto: Re: Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais?   Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais? Icon_minitimeQui Jun 03, 2010 9:41 pm

    a_modern_teen escreveu:
    Eu gosto é de gajas, mas tásse, videogames.

    Esta noticia é mesmo sobre ter limites e consiliares o jogo com a vida real.
    Ir para o topo Ir para baixo
    neoluxo
    Senhor da Guerra Supremo
    Senhor da Guerra Supremo
    neoluxo


    Mensagens : 763
    Data de inscrição : 04/07/2009
    Idade : 32
    Localização : Lourinhã

    Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais? Empty
    MensagemAssunto: Re: Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais?   Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais? Icon_minitimeQui Jun 03, 2010 10:40 pm

    Estou totalmente de acordo com o homem

    grande artigo desse jovem estudande de ciencias sociais,


    bom post fisica, continua assim Wink
    Ir para o topo Ir para baixo
    RicFazeres
    Senhor da Guerra Supremo
    Senhor da Guerra Supremo
    RicFazeres


    Mensagens : 6257
    Data de inscrição : 02/07/2009
    Idade : 45
    Localização : Arroja City

    Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais? Empty
    MensagemAssunto: Re: Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais?   Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais? Icon_minitimeQui Jun 03, 2010 11:19 pm

    Citação :
    Poderá essa socialização virtual ajudar a socialização real ?

    Sem duvida meus caros , já conheci gente boa , quando digo conhecer falo pessoalmente de carne e osso , fizemos 2 encontros fantásticos que correram as mil maravilhas tudo graças a quê?

    A nossa querida PS3 .

    Muitos deles guardo e tenho contactos pessoais o qual usamos frequentemente .

    Eu sinto-me bem e estou bem na vida. Realizado pessoalmente e profissionalmente , OK é verdade , passo algumas horas diárias online ou ligado ao meu PC , mas não deixo de ter vida pessoal e continuar a lidar com amigos de infância , os quais sabem bem o que faço e principalmente respeitam o que faço . . .

    Costumo dizer , existem que gaste dinheiro em escapes e jantes , outros na noite em bares e discotecas , outros em cabras , outros em caça etc etc . . .

    Cada um com os seus hobbys , eu respeito os outros espero que respeitem os meus . . .
    Ir para o topo Ir para baixo
    Conteúdo patrocinado





    Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais? Empty
    MensagemAssunto: Re: Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais?   Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais? Icon_minitime

    Ir para o topo Ir para baixo
     
    Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais?
    Ir para o topo 
    Página 1 de 1
     Tópicos semelhantes
    -
    » Comunicado uPlay #15 | Comunidades

    Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
     :: Gaming em Geral :: Playstation 3 :: Notícias, Novidades, Jogos PS3-
    Ir para: