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 Teoria: Como a PS3 pode controlar o mercado 3D

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RicFazeres
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MensagemAssunto: Teoria: Como a PS3 pode controlar o mercado 3D   Teoria: Como a PS3 pode controlar o mercado 3D Icon_minitimeSeg Set 14, 2009 3:15 am

Os rumores estão a ganhar ritmo, as demonstrações tecnológicas já foram feitas, declarações foram lançadas... e depois retiradas. A Sony está a planear algo massivo nos videojogos em 3D Estereoscópico, e o potencial é bastante entusiasmante. Enquanto que o 3D real foi pensado como sendo uma possibilidade somente para as consolas da próxima geração, a Sony vai introduzir um sistema totalmente funcional na PlayStation 3 em 2010, anos antes das suas rivais. E não há nada que elas possam fazer para competir.

Não se deixem enganar: o 3D estereoscópico, depois do controlo por movimento, será o próximo campo de batalha nas grandes companhias. Os filmes já são feitos em 3D (sabemos que é algo sério quando o James Cameron fica envolvido, tal como é o caso graças ao seu novo filme, Avatar), e o aperfeiçoamento do Blu-ray está em banho-maria, a Sky prepara-se para transmitir os eventos desportivos em 3D, e sim, como seria de esperar, George Lucas disse que versões 3D da saga Star Wars estavam em desenvolvimento. Os videojogos vão assim ter um papel muito importante a massificar a televisão em 3D.

A versão da história da PlayStation 3 começa em Las Vegas no evento CES em Janeiro deste ano: uma demonstração da 3DTV da Sony mostra três jogos a correr em plena estereoscopia e os visitantes no evento, como a IGN, mostra-se profundamente impressionados com o que vêem. Mas infelizmente, poucas pessoas colocam as questões mais pertinentes acerca da tecnologia, parecendo um daqueles eventos aparentemente desinteressantes que eu não visito, mas que acabo por desejar ter ido. [Tal como a minha festa de aniversário. - Ed]

O 3d Estereoscópico baseia-se em rápidas actualizações da imagem e exige que a consola produza imagens individuais para cada olho. A Namco-Bandai fez uma versão 3D de Ridge Racer 7 para as arcadas no Japão, mas a resolução de 1080p é dividida entre cada olho, tornando um jogo de 60FPS num jogo de 30FPS. Não existiram reclamações idênticas na demonstração de WipEout HD ou GT5 na CES e Motorstorm: Pacific Rift também teve direito a demonstração. Se o jogo estivesse a correr a 15FPS, vindo de um jogo de 30FPS, a experiência seria arruinada. A inclusão de Motorstorm é a prova mais que suficiente de que a Sony tem algo especial em produção. A primeira conclusão óbvia é que, à semelhança das demonstrações tecnológicas de 4K e 240FPS da Polypony Digital, várias PlayStation 3 interligadas estavam a produzir, individualmente, imagens para cada olho.

Avancemos para a CEDEC 2009, e para o regresso da demonstração de WipEout HD assim como as afirmações (rapidamente negadas pela Sony) de que a tecnologia poderia ser activa por um update ao firmware e de que todos os jogos da PS3 podiam aproveitar a tecnologia. Não é só isso, mas vejam a imagem no endereço da Engadget - uma única PS3 Slim está a processar tudo através de um cabo HDMI convencional. Confirma-se que os óculos 3D vão usar uma tecnologia idêntica à dos óculos da NVIDIA 3D. E agora mais notícias surgem a afirmar que a tecnologia está inserida dentro das Bravia 3DTV, mas a Sony pode estar a planear converter a tecnologia para a PS3 para que possa funcionar em qualquer 3DTV, e não somente nos televisores da Sony.

A solução "fácil" seria a Sony surgir com algum algoritmo que convertesse as imagens convencionais em imagens 3D. Entras no jogo através da consola e já está: 3D a partir de qualquer fonte e seria perfeito, caso as demonstrações existentes sejam uma indicação disso mesmo. Mas na verdade, teria de ser um algoritmo bastante boa para que funcionasse coerentemente em todos os jogos. Muitas das televisões HD a 120Hz têm actualmente algoritmos para interpolar HD em imagens a 120FPS. Quando se vê bem, pode ainda ser melhor... mas quando o algoritmo falha, pode ser péssimo. O processo para criar uma imagem em 3D estereoscópico seria desordenadamente mais complexo.

Claro que a Sony podia acertar em cheio e inserir isso nos novos televisores, mas não seria um exclusivo da PS3, e uma má experiência podia afastar potenciais compradores. Além disso, existem conversações para que um update ao firmware da PS3 possa introduzir esse novo modo. Se o processo fosse inteiramente do televisor, nenhum update seria necessário. Entrei em contacto com a SCEE para colocar algumas questões sobre as demonstrações, mas foi-me dito que a "equipa responsável pelo 3D nos videojogos não está preparada para falar de especificações mais tecnológicas" - interessante, já que um algoritmo especifico para TV não precisaria de uma equipa dedicada dentro da Sony. A teoria adensa.

O lendário Quaz51, responsável pelo sub-HD nos videojogos na PS3 e na Xbox 360, e o criador do serviço que calcula o editor do LittleBigPlanet (!) surgiram com uma sugestão bem mais intrigante. E se a PS3 e os televisores estivessem a comunicar para surgir com um protocolo suportado pelo HDMI? Partimos do princípio que a PS3 gerava as imagens a 720p ou 1080p e que eram enviadas normalmente pelo cabo HDMI, mas juntamente com cada imagem vem um "mapa" que a Bravia mostrava, juntamente com a imagem em 2D, e que assim podia gerar as duas imagens necessárias para o 3D.
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MensagemAssunto: Re: Teoria: Como a PS3 pode controlar o mercado 3D   Teoria: Como a PS3 pode controlar o mercado 3D Icon_minitimeSeg Set 14, 2009 3:16 am

Como se encontra actualmente, quase todos os videojogos criam o seu próprio "mapa": é através do z-buffer que cada frame é gerado. Ler a informação, ou reutilizar essa informação para um formato convencional usado pelos ecrãs da Bravia, teria um reduzido nos tempos do CPU e do GPU. O resultado final não seria um 3D Estereoscópico puro, com cada frame individualmente criada para cada olho, mas continuaria a ser impressionante, e não muito distante do verdadeiro.

Enquanto que a Sony foi, provavelmente, inteligente para recuar na afirmação que todos os jogos da PS3 teriam acesso ao 3D, o potencial continua extremamente entusiasmante: todos os novos lançamentos iriam funcionar com o 3D caso os criadores decidam suportar tal funcionalidade. Os grandes títulos já existentes no catálogo poderiam ser actualizados com updates 3D e não existiria um impacto na performance do jogo.

Se esta teoria se aguentar, a Sony assumiria uma posição dominante nesta nova tecnologia onde a Microsoft ficaria impossibilitada de competir durante anos. Iria colocar-se numa posição onde liderava tanto nos videojogos como nas TV em HD para criar uma sinergia que posicionaria a PS3 como um marco nos jogos em 3D, e se o resultado é consideravelmente impressionante, os primeiros criadores iam ajudar a que as vendas dos televisores 3D da Bravia subissem rapidamente. Tal como é mostrado no endereço anteriormente indicado do Kotaku, com o passar do tempo, quando estivesse pronto a ser massificado, a Sony poderia por a tecnologia da Bravia de volta na PS3. E o controlador HDMI 1.4 poderia então enviar o sinal convencional do 3D do reformulado hardware da PS3 para que funcionasse com todos os televisores 3DTV - e não somente com os da Sony.

Portanto, tirando o facto que não faz televisores, o que impede a Microsoft de seguir os mesmos passos, talvez através de uma parceria com uma outra grande fabricante de televisores HD? Para começar, existe a questão da largura de banda. A Xbox 360 usa um HDMI 1.2, com uma largura de 4.9Gbps. É suficientemente bom para mostrar uns 1080p60 com som surround comprimido, mas esse é o limite. Por outro lado, todos os modelos da PlayStation 3 possuem HDMI 1.3, onde a largura de banda é efectivamente duplicada para os 10.2Gbps. Enquanto que isto permite cores mais vivas e menos perdas no som surround, nada impede a Sony de usar o protocolo sugerido pelo Quaz51 para que o "mapa" necessário para criar o efeito 3D pretendido. A Sony já tratou de se tornar proprietária da ligação em HDMI - só para começar, existem os BraviaLink dentro das PS3 Slim.

Claro, já existiram conversações para o 3D Estereoscópico em ambas as consolas, mais concretamente com a Blitz Games e o seu Invincible Tiger: The Legend of Han Tao, já discutido anteriormente na Eurogamer.net e que foi lançado recentemente na Xbox Live Arcade e na PSN. Suporta o 3D Estereoscópico em pleno, assim como o, decididamente pior e a vermelho e azul, 3D Anáglifo. Apesar do que a Blitz menciona, é claramente um jogo a 720p esticado para 1080p, através das resoluções 640x720 ou 1280x360 dependendo do modo escolhido. É uma experiência interessante, mas não pode ser comparado aos resultados mostrados pela Sony nas recentes CES e CEDEC 2009.

Tudo indica que os astros se estão a alinhar para a Sony e a PlayStation 3 enquanto caminhamos para 2010. A companhia prepara-se para lançar o seu controlador de movimentos esta Primavera, e já tem a tecnologia head-tracking em Gran Turismo 5. Combinemos esses elementos com o 3D Estereoscópico e teremos um conjunto de avanços tecnológicos tanto para um público mais convencional como para os jogadores mais hardcore que estão a pensar actualizar os seus televisores HD para uma experiência mais completa. De uma perspectiva mais pessoal, uma boa tecnologia head-tracking integrada com um decente 3D Estereoscópico seria suficiente para actualizar o meu televisore.

Torne-se esta teoria em realidade ou não, a Sony aproximar-se do mercado 3D não é um mero boato. As demonstrações em eventos são uma clara realidade a funcionar e deverá ser calorosamente recebida mostrando como as proprietárias destas plataformas estão a inovar em áreas que vão muito além dos pixels que as suas máquinas conseguem criar. Dando quatro ou cinco anos à vida de uma consola e certamente estaríamos a olhar já para a próxima geração, mas desta vez as coisas estão, claramente, a evoluir noutra direcção. Tanto a Microsoft como a Sony estão a assegurar-se que dão grandes passos na inovação para que possam tirar o máximo partido das respectivas consolas e que conseguem novas experiências do equipamento que os jogadores já possuem, e em vários sentidos bem mais impressionante (e bem mais barato) do que criar novas consolas.


Fonte : Eurogamer.pt
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MensagemAssunto: Re: Teoria: Como a PS3 pode controlar o mercado 3D   Teoria: Como a PS3 pode controlar o mercado 3D Icon_minitimeSeg Set 14, 2009 4:57 am

Não tenho dúvidas que o primeiro a lá chegar vai rebentar com o mercado.
Penso sem dúvida que o próximo grande passo das consolas vai ser o 3D.
Se vier ainda com a ps3 vai ser bestial.
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MensagemAssunto: Re: Teoria: Como a PS3 pode controlar o mercado 3D   Teoria: Como a PS3 pode controlar o mercado 3D Icon_minitimeSeg Set 14, 2009 9:27 am

Pois pelos vistos o futuro passa mesmo pelo 3D tanto nos videojogos como no cinema.
Por um lado vejo algo positivo que passa pela inovação e por levar o dicertimento e a satizfação do utilizador a niveis numca antes vistos , por outro lado lá vem mais dinheiro para gastarmos com assessorios e perifericos.
Sou da opinião que a Sony devia lançar a tecnologia na propria consola e que não passase pela nessecidade de adquirir um televisor Bravia , estariam a limitar o mercado em benigicio proprio .
Sem duvida que a Sony estará mais avançada nesta tecnologia mesmo pelo facto de ser produtora ds Tvs HD , o que já por si se torna uma vantagem em relação a sua concorrente directa Microsoft que não estará tão avançada .
Bom , que venham as novidadss que nos cá estaremos para as disfrutar sempre ao máximo ...
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MensagemAssunto: Re: Teoria: Como a PS3 pode controlar o mercado 3D   Teoria: Como a PS3 pode controlar o mercado 3D Icon_minitime

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