RicFazeres Senhor da Guerra Supremo
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| Assunto: Modern Warfare II - Análise Ter Nov 17, 2009 10:42 pm | |
| Modern Warfare II - AnáliseVimos em Modern Warfare como a Infinity Ward provou ser capaz deexecutar planos e tarefas militares dentro dos jogos, num quadromoderno e empurrado pelos pequenos conflitos, localizadosespecificamente nos pontos do planeta onde subsistem tensões,atrocidades e por vezes uma paz segura apenas por um fio, capaz derebentar a qualquer altura.Foi uma entrada e mudança de agulha exercida com autoridade, que pôs aconcorrência em sentido, em absoluto estado de alerta. Terá sido mais aforma como a Infinity lidou com as expectativas e com as motivações dosjogadores, não as defraudando, que acabou por provocar uma onda deempatia, admiração e proveitosos resultados. O primeiro episódio foi umsucesso descomunal e arrasador em vendas, como se esta definição dosconflitos fosse motivo para uma transmissão Live, pondo os interessadosde televisor ligado a meio de uma madrugada para ficarem a par dosúltimos desenvolvimentos.Ao inaugurar uma nova e cabal definição dos conflitos armados àescala global, para os quais os Estados Unidos ainda figuram comopoderoso titular e guardião da paz mundial, a Infinity protegeu epreservou de uma forma escrupulosa todo o trabalho de construção dasequela. Os vídeos e imagens chegavam a conta-gotas, as informaçõesescasseavam e desta vez quem ficou à espera de descarregar a betamultijogador pública, bem ficou de mãos a abanar. Para a concorrência,sabendo que este jogo actuaria como um peso pesado, decisões espertaslevaram ao adiamento de lançamentos para o primeiro trimestre de 2010,ainda que para esta altura tenham ficado alguns resistentes. Mas isso éuma outra “guerra” que não importa escrutinar aqui e agora.Descendo a montanha a alta velocidade. Não há fato, nem gravata, nem óculos de sol, nem cabelo penteado.Ascoisas ficam mais sérias quando está em causa um jogo de guerra, dostempos modernos e para as consolas da moderna geração. Espera-se pormais realismo, mais física, mais impacte; no fundo, os jogos destageração têm vindo a atalhar por esses desejos dos jogadores, alcançandoum novo substrato emocional. Se chegam por isso até aqui com a ideia deencontrar uma espécie de gun porn acrescida de uma soberba execução emtermos técnicos, vão sentir que o cume da montanha está uns valentesmetros acima e nem todos podem sentir-se preparados para deslindar osmetros que sobram. A guerra é cruel e más coisas acontecem.Por isso a Ininifty começou por estabelecer algumas regrasprévias quanto à progressão estabelecida para a campanha. Mesmo antesde seguirem em missão para o Afeganistão, o ponto de partida, sãoadvertidos sobre a existência de algumas missões que podem deixardesconcertados e atingidos se tiverem a sensibilidade à flor da pele.Ainda que aceitem percorrer esses segmentos, há uma ulterior fase deadmissão. É compreensível a opção por um repisar mais cruel da guerra.O 11 de Setembro mudou a escala dos conflitos e o terrorismo (NovaIorque e Madrid como os casos mais marcantes) passou a ser uma dasprincipais preocupações das potencias mundiais que zelam pela paz.O Cristo Redentor deita um olhar à situação. Uma tour de fé?Aforma como conceberam essa motivação vai mais longe, com uma abordageminesperada mas capaz de operar reviravoltas, ainda que este jogo nãodeixa de ser sobretudo uma continuação e manutenção do trabalhodesenvolvido em Modern Warfare. Mas nem só pela reestruturação e novoposicionamento da campanha individual a Ininity Ward estaria acontribuir de modo suficiente para cumprir o desafio de superação dasmetas anteriormente estabelecidas. A tentativa para superar o auge dojogo anterior levou os produtores a implementarem novos modos de jogo,mais missões e esse prolongamento começa pelo Spec Ops, um modo quecorresponde às expectativas dos jogadores que pretendem coligaresforços para superar missões similares. Seja em partidas on-line apartir de um convite endereçado a um amigo ou por ecrã partilhado, Specops abre uma forma distinta de irromper pelos cenários e com outro tipode estratégia coordenada a gosto. Por seu turno a componentemultiplayer mantém-se intacta e plena de modos e adaptações para 16jogadores o que é sempre colhido com bom grado. Na prática Modern Warfare 2 resume-se a três blocos de jogo comparticulares vocações e atractivos que justificam uma adesão maiscélere e imediata. Esse é talvez o maior mérito para esta iteração,expandir os modos de jogo e alargas as opções para os combates. Se omodo campanha pode ser concluído ao fim de pouco mais meia dezena dehoras, este é o primeiro naco de jogo a digerir e engolir comligeireza. Os restantes modos tornam mais prolongada a refeição;spec-ops torna-se num desafio constante até para bater os tempos e aeficácia no debelar dos adversários. Nesta porção de jogo, maisenquadrada como um treino, o grande mérito é sentir que se é premiadopela rapidez e execução do objectivos sob as mais diversas condições aomesmo tempo que vingam outras soluções de equipamento.No que tange à experiência individual, a campanha, desde logose reforça que esta sequência de missões pega no fio condutor dooriginal Modern Warfare, o que por si significa a manutenção de umrasgo e uma toada feroz, sem abrandamentos, numa cadência de momentosintensos e épicos mas também evolui ao ponto de acrescentar novospalcos para o confronto, bem como missões mais diversificadas. Oargumento dita que a Rússia é governada por um líder tirano. Afinal,depois de terem derrubado um chefe que parecia ser mau da fita, osamericanos acabaram por fazer algo pior que a emenda e têm de suportaras atrocidades geradas e ainda uma invasão. Os eixos do inimigo cruzamos oceanos, desde as favelas no Brasil aos edifícios gastos eesburacados do Afeganistão, abrindo espaço para novas zonas que aInfinity voltou a caracterizar de um modo absolutamente notável.À espera de novas ordens.Oreforço do motor gráfico dá azo a um grau de foto realismo abissal,também com respeito às sombras, luminosidade e clima. Os efeitos e ograu elevado de detalhe nas ruas e nas casas em forma de cascata no Riode Janeiro, com inimigos em qualquer esquina, telhado ou divisãointerior, não deixam ninguém indiferente. As ruas em reboliço, faíscasde tiros, explosões dos automóveis com fogo e faúlhas a atravessar aszonas de vivendas em Washington DC, o denso nevão nas montanhas doKazaquistsão onde há uma base militar que estremece cada vez que osaviões de combate aterram; isto é só uma pequena amostra dos quadrosdinâmicos e absolutamente credíveis que se formam missão após missão.Esse é um dos grandes méritos da campanha, a permanente rotação decenários. Nunca um confronto obedece aos mesmos trâmites do anterior eisso mantém uma constante indefinição a respeito do que está para vir.Há sempre uma margem para surpreender à grande escala.A toada cinematográfica no arranque das missões, num ambiente“havoc” e frenesim de vozes pelos rádios de comunicação favorece asensação de imersão e nisso os produtores voltaram a estabelecer novosmáximos, com uma atmosfera de bradar aos céus. Há imensos objectospassíveis de interacção e ao nível do primor visual, é decisiva aquantidade de surpresas por área, sempre a proporcionar motivos paracausar admiração (é impressionante a fuga da base no Afeganistão,embora seja um momento mais ao jeito de um James Bond do quepropriamente algo de cariz militar). Nas favelas, por exemplo, numinstante de sossego, até se contemplam as folhas de papel levantadas aosabor do vento para de seguida um avião militar cruzar o céu em baixaaltitude.Os escudos protegem durante algum tempo. Estaformidável densidade de combate é aquilatada pela componente sonora,nos sons fidedignos do armamento, pela impetuosidade dos alertas doscolegas de maior divisa não sendo passível de ocultar a empolgante ebrilhante trilha sonora aqui desenvolvida por Hans Zimmer (detentor denotáveis bandas sonoras para o cinema) que inculca no jogador aseveridade e o carácter épico do momento e tende a acompanhar osmomentos de maior fervor. O trabalho de vozes dos camaradas de combateé de um rigor extremo, com muitas reacções, nem sempre inteiramentepercebidas em função do calor da batalha. E ainda se retém o portuguêsno Brasil, sendo perceptíveis e bem conseguidos as conversas e tiradascurtas entre os adversários.Por outro lado a inteligência artificial dos inimigos estámelhorada. Os soldados inimigos mudam constantemente de posição,abundam nas dificuldades elevadas, escondem-se, aguardam pelo momentooportuno para disparar e nalguns casos perseguem o jogador, apanhando-odesprevenido e reagindo mesmo quando se encontram severamenteatingidos. Com maior calculismo e oportunidade é possível superá-lossem pautar um avanço no mapa. O êxito na conclusão das demandas dependemuito da experiência acumulada no género, mas há alturas em que não édifícil ficar preso nalgum checkpoint e consoante a estratégia adoptadapara seguir em frente, os inimigos tendem a organizar a defesa de outraforma. Para facilitar o posicionamento e orientação do jogador, os produtoresoptaram por colocar uma pequeno ponto orientador no sentido do próximo“checkpoint”. Podem distanciar-se e palmilhar outras zonas do cenário eaté encontrar formas alternativas para chegar ao destino, mas destaforma sempre ficam a saber qual é o atalho mais rápido para seguir emfrente.No que respeita ao argumento, ficcional, o jogador terá de assumirinicialmente o destino de quatro dos melhores soldados do exércitonorte-americano; o sargento Gary Roach Sanderson, Soap MacTavish, Ghoste Joseph Allen. Eles integram a Task Force 141, tendo por primordialobjectivo a detenção de Makarov. Mas a forma como é contada a históriaentre as demandas, podia ter merecido melhor tratamento. Por vezes háalguma perda de pontas, demora algum tempo até perceber orelacionamento entre as personagnes e globalmente optou-se por umestilo de narração em voz off com imagens de satélite sobre as regiõesalvo. Depois ainda há as cenas animadas e curtos segmentos durante asmissões, pejados de reviravoltas e surpresas.A quantidade de armamento à disposição foi consideravelmente ampliada.Desde metralhadoras passando pelas rifles, pistolas, espingardas eoutras para os snipers, é louvável a quantidade de material bélicoreproduzido ao mais pequeno detalhe. Além disso podem ser configuradase equipadas com lasers dependendo dos soldados que tiverem as armas emmãos.Yeah! Rebentem com o Gulag!Paralá da campanha outros modos reforçam a tendência para o multiplayer econsolidam a dimensão da obra. Assim e como grande novidade a Infinityintroduziu um novo modo de jogo; o Specials-Ops. Pequenas missões quepodem ser concluídas por objectivos dentro de um tempo limite. Podemosjogar em modo online com um amigo ou local em ecrã dividido ou apenassós. Existem diversas operações, algumas delas por tempo outras porobjectivos. Podemos sempre escolher o nível de dificuldade, sendo queem cada operação recolhemos estrelas consoante o nosso resultado. Aotodo teremos 69 estrelas para ganhar. Sendo que as fases estãodivididas, começando em Alfa, Bravo, Charlie, Delta e por fim a última,a Echo. Para podermos chegar aos níveis seguintes teremos queobrigatoriamente ganhar determinadas estrelas. Sem elas, as fases estãobloqueadas. Esta novidade proporciona outra longevidade ao jogo, nãofosse o seu modo online já por si inesgotável. Algumas operações primampela acessibilidade, mas em níveis mais elevados podem esperar nervos àflor da pele e muita frustração. É tudo quase em base de tentativa eerro, pois pelo número de vezes que morremos permite perceber o quefazer e que estratégia adoptar.Mas o supra-sumo está no online a terceira parte integrante dopacote oferecido. Foi a IW capaz de suplantar o feito conseguido com oCoD:Modern Warfare? Em poucas palavras, completamente. O jogo é agoramais dinâmico, mais integrado com a comunidade e o senso de pertencer auma comunidade esforçada esta sempre presente. Interessante que no menudo online podemos ver em rodapé a performance dos participantes,principalmente os amigos da nossa lista que jogam Modern Warfare 2.Dados de raking, e estado online dos amigos vão passando em rodapé. Adestacar a facilidade com que se consegue entrar em qualquer jogoonline e a ausência de qualquer lag irritante. Em termos gerais temos omodo online, modo privado, modo ecrã dividido e modo Lan. O maiorenfoque foi dado ao modo online claro onde temos uma imensidão decoisas a fazer.- três tangos na tua direcção. Foge!Estemodo principal online, da-nos quase um jogo por completo, tais são osobjectivos, coisas a desbloquear e progredir em rankings que por si sójustifica a compra de MW 2. Temos desde as Challenges onde temos decumprir diversos objectivos tendo em mãos armas específicas,equipamento e situações, desbloqueando assim cada vez mais desafios.Temos as Accolades, que são prémios de desempenho, que vamosdesbloqueando conforme forem cumpridos os objectivos. Para além dissoainda temos os Erks, que vamos adquirindo por subirmos de nível.Podemos usar 3 perks em cada combate, sendo que diferente do anteriorMW podemos ainda subir os perks para modo Pro. Estão ao dispor 16mapas, sendo este um dos melhores packs de um FPS em modo online.Alguns mapas são simplesmente fantásticos, demonstrando a preocupaçãoque a IW dedicou em melhorar a experiência. Também novidade neste modoonline é a possibilidade de jogarmos em um modo na terceira pessoa, queestará disponível quando subirmos até ao nível 19. Em termos online, MW2 parece novamente pronto para conquistar largas horas da vossa vida.Visualmente arrebatador, MW2 é um jogode gun porn incessante e excitante nos termos da execução, vingando comdeterminação no género dos FPS. Não só a Infinity Ward foi capaz deombrear na comparação com o original como acrescentou um Spec Opscompetitivo, aberto ao trabalho de equipa com outro companheiro, aindaque esta partilha de tarefas pudesse ter sido alargada à campanha;outros jogos o fazem. Enquanto experiência multiplayer há material desobra para pôr a render ao mesmo tempo que se reforçam as habilidadesbem ao gosto dos veteranos. É material de primeira água que conduz MW2ao topo. Quanto à campanha, a escassa duração não ofusca, no entanto,os avanços acrescentados em termos de execução e o excelente ritmo. Hámuita emoção e adrenalina, ainda que a execução dos conflitos prossiga,por vezes, na forma menos esperada para o que é habitual nestes postosde combate.9/10Fonte : Eurogamer.pt | |
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thedoctor26 Coronel
Mensagens : 246 Data de inscrição : 01/09/2009 Idade : 42 Localização : lisboa
| Assunto: Re: Modern Warfare II - Análise Qua Nov 18, 2009 10:11 pm | |
| lol o gajo ja tinha o nuke ha bues e mesmo assim ainda foi tentar matar mais people e logo qd os outros tinham as posiçoes tds deles o mano manda o nuke lol e ja n era a 1 q o gajo o fazia. | |
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