O SAPO Codebits foi o palco da apresentação do serviço de jogos on demand do Meo.
A 4ª edição do SAPO Codebits arrancou hoje, no Pavilhão Atlântico, com o anúncio do Meo Jogos.
O serviço de jogos on demand nasce da parceria com a Playcast Media, especialista nesta tecnologia ainda recente, e permite aceder a uma série de títulos sem necessidade de comprar o tradicional disco ou efectuar sequer o download.
Com este lançamento, a PT antecipa-se ao Onlive e ao Gaikai, os dois muito badalados serviços do género. O primeiro foi já disponibilizado nos Estados Unidos, onde a adesão tem estado aquém das expectativas. A Europa só o deve receber no final do próximo ano.
Já o Gaikai, esse destaca-se pela presença de Rui Pereira, na equipa de fundadores. Com o português está David Perry, que já anda nas lides dos videojogos há 25 anos. Actualmente em fase de beta, o serviço encontra-se previsto ainda para 2011.
Concorrência à parte, o Meo Jogos oferece, nesta fase inicial, um pacote com vinte jogos. Da lista fazem parte, entre outros, MotoGP 08, Kung-Fu Panda, Frontlines: Fuel of War, Colin McRae DIRT 2, Street Fighter IV e os mais casuais Flock e Ballance.
Por agora, o Meo Jogos está apenas disponível para PC, prevendo-se que chegue em breve à televisão. O funcionamento remoto e as elevadas exigências da ligação online limitam-no aos clientes Fibra.
A subscrição pode ser feita já a partir da próxima semana e tem um custo mensal de 9,99 euros. Os interessados terão ainda de contar com o investimento de 20 euros na gamepad.
Para além do acesso sem limite de tempo ao pack de jogos, o serviço inclui um site, onde os utilizadores poderão criar o seu perfil, gravar pontuações e partilhá-las. A ligação ao Twitter e ao Facebook está também prevista.
«O custo anual do serviço equivale ao preço de um jogo em loja», ressalvou ao GameOver César Vistas, director da área de banda larga do Meo.
O responsável fez suas as palavras de Guy de Beer, CEO da Playcast, dizendo que a intenção do serviço não é fazer frente às plataformas físicas.
«As consolas têm o seu espaço, não estamos a tentar concorrer directamente. O Meo Jogos é até complementar, uma vez que tem um funcionamento semelhante ao do vídeo on demand».
César Vistas explicou que, tal como sucede com o videoclube, também o novo serviço receberá os conteúdos algum tempo depois da sua estreia, não entrando assim em choque com as vendas nas lojas.
Para o executivo, é de prever que esse intervalo temporal se vá estreitando, como já acontece com os filmes, e até que venha a haver exclusivos ou estreias no serviço.
Mas claro que isso dependerá de negociações com as editoras, que por agora deram o melhor dos feedbacks.
http://jogos.meo.pt/