Pro Evolution Soccer 2010 - Análise Gblogoh



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 Pro Evolution Soccer 2010 - Análise

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RicFazeres
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MensagemAssunto: Pro Evolution Soccer 2010 - Análise   Pro Evolution Soccer 2010 - Análise Icon_minitimeSáb Out 24, 2009 2:32 pm

Pro Evolution Soccer 2010 - Análise

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Todos os fãs de Pro Evolution Soccer se perguntam: Será que é este ano? Olhando para as duas últimas versões (2008 e 2009), percebe-se porque é que existe esta descrença na saga que nas gerações passadas foi aclamada por todos. Ainda me lembro como se fosse hoje, os torneios e as noitadas passadas com amigos, desde ISS Pro na velhinha PSX até ao PES 6 na PS2, este último para muitos fãs talvez o melhor da série. Muito tinha eu para falar de todos os jogos, mas o essencial é que a saga no início começou por inovar com uma jogabilidade completamente diferente, realista e super viciante, e que ao longo dos anos foram aprimorando a jogabilidade tornando PES o Rei dos jogos de futebol virtual.



Foi com a entrada na nova geração que começaram os problemas, com Pro Evolution Soccer 2008 nada de novo nos foi apresentado, ficando muito aquém daquilo que era esperado nas consolas da nova geração. Mas também devido ao seu rival FIFA, que aproveitou bem este descuido por parte da Konami, levando o futebol virtual a um patamar bem mais elevado, que nem mesmo Pro Evolution Soccer 2009 conseguiu atingir o nível do seu rival.

Com estes dois anos atribulados, Seabass queria voltar às suas raízes, à simulação. Com isso em mente, apostou na comunidade, permitindo o envolvimento da mesma na construção do jogo, tendo assim mais ideias e melhorias para esta nova versão e para agradar os fãs.

Este novo PES apresenta um menu bem mais bonito, simples e com todas as opções apresentadas no ecrã, uma das coisas que melhorou bastante foi a playlist do jogo, desta vez temos bandas como Stereophonics, Keane, All American Rejects, The Chemical Brothers, Kaiser Chiefs, Hoobastank e outros menos conhecidos. Uma selecção de músicas que não torna o jogo chato, como acontecia com as músicas aborrecidas das versões anteriores, mesmo assim pode não agradar a todos e por isso mais uma vez o jogo vem com a opção Edit playlist na galeria, podendo assim colocar alguns hits do pimba nacional.

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Quanto ao “Edit Mode” para nossa desilusão existem poucas novidades, temos criar, editar e transferir jogadores, editar e criar equipas, modificar o nome das competições e estádios. No modo editar/criar jogadores pouco se altera em relação ao seu antecessor, temos as opções normais desde a constituição física, habilidade, acessórios e a opção digitalizar face que serve para colocar as nossas fotos ou de jogadores já existentes. A única novidade em editar/criar jogadores está nas várias chuteiras disponíveis para calçar os nossos craques, existem muitas criadas do PES e muitas de marcas bem conhecidas, Adidas, Umbro, Nike e Puma.

Quanto ao modo editar equipas, na secção de editar equipamentos, apenas nos são acrescentadas algumas linhas ou estilos novos de camisolas, calções e meias. Temos igualmente a possibilidade de colocar o símbolo do clube como também a publicidade nas camisolas. Aqui é que podiam ter dado mais margem de liberdade já que apenas temos quarenta lugares disponíveis para colocar símbolos de clubes, e como sabemos muitos são os clubes que não se encontram licenciados e muitos outros que não se encontram no jogo. Mas claro que nem tudo é mau, temos uma novidade interessante, desta vez já podemos colocar cânticos nos clubes, podemos colocar até um máximo de oito cânticos por clube! Na opção “Atitude da Claque” temos “Biblioteca do Utilizador”, sendo este o local onde se encontram os cânticos, é o mesmo processo que fazemos com as músicas, ou seja, colocamos na playlist. Os cinco primeiros cânticos referem-se às primeiras cinco jogadas da equipa, que depois irá rodando automaticamente, depois temos o cântico após o golo, cântico para bolas paradas e cântico para o apito final no caso de vitória.

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Em relação ao número de modos nada se alterou, temos Uefa Champions League, Liga Master, Rumo ao Estrelato, Treinos, Amigáveis e jogar uma Liga ou Taça. Ao escolher o modo Uefa Champions League começamos com um vídeo oficial da prova, durante toda a prova tanto as músicas como os menus e o próprio ambiente nas partidas dão-nos a sensação de que estamos mesmo a assistir a uma partida real da Liga dos Campeões. Existem dois modos, Amistoso e Competição, que tanto num como no outro podemos usar qualquer equipa do jogo, é uma boa oportunidade para levar a nossa equipa favorita a ganhar a tão ambicionada Liga dos Campeões e para sentir na pele a emoção de uma competição tão importante.

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Agora temos mais um modo com o nome “Comunidade”, começamos por dar um nome à nossa comunidade e adicionamos os membros, depois podemos organizar uma Liga em que se podem juntar até 20 amigos, e também uma competição da Taça até 32 amigos, as duas competições são ajustáveis desde o nome, tamanho, etc. Na Comunidade todas as provas e estatísticas, tanto a nível individual como de equipas, serão registadas.

O modo Rumo ao Estrelato é muito semelhante ao de PES 2009, o processo é o mesmo, criar o nosso jogador com o nosso nome, aparência, etc, e fazemos um jogo de captações juntamente com outros jovens jogadores. Após esse jogo recebemos algumas propostas de vários clubes para assinar, e aí começa a nossa campanha para ser o melhor jogador do mundo. Ao assinar por uma equipa, inicialmente apenas podemos fazer jogos treino, em caso de bons desempenhos a barra de avaliação do treinador irá aumentar, é uma boa implementação, já que na versão anterior não sabíamos quanto tempo levaria a conseguir entrar nos convocados.

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Depois de convocado é necessário fazer boas prestações nos jogos, já que a barra de avaliação poderá baixar e no jogo seguinte estaremos fora dos convocados. No Menu inicial agora temos visível o nosso nível de resistência, fadiga e condição física. Um dos problemas em Rumo ao Estrelato no PES 09 era a inteligência artificial muito fraca e aborrecida, em PES 2010 já não é tanto assim, os nossos companheiros já conseguem fazer várias jogadas, pelas laterais e pelo meio, trocando mais vezes a bola, poderia estar melhor, mas no global estão muito mais organizados.

Também depende muito da posição que adoptamos, eu por exemplo escolhi ponta de lança, ou seja, muito do jogo não passa pelos meus pés, o que faz do jogo um pouco aborrecido, tendo que estar muito tempo à espera de um bom lance para marcar. Mas quem jogar numa posição como no meio campo, irá ter muito mais bola e oportunidades para rematar de longe. Tanto a Liga dos Campeões como a Liga Europa estão presentes neste modo. Em suma, apenas foram feitos alguns ajustes ao modo, recebemos mais feedback do Treinador, a IA foi um pouco melhorada e podemos exportar o nosso jogador para a secção de jogadores criados.

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O modo Liga Master tem sido muito criticado pelos fãs, devido às poucas alterações ao longo da série, mas desta vez têm muitos motivos para ficarem contentes. Ao escolher a equipa, podemos escolher uma do jogo ou criada por nós e seleccionamos a liga que pretendemos. A primeira novidade é logo no início ao ser possível definir três vertentes, a estrutura da liga (mudar as equipas para outros campeonatos), as regras (quantidades das equipas, posições, cartões e formato) e opções gerais (bola, unidade monetária, duração de uma partida, etc).

Outra novidade são os patrocínios, inicialmente temos três onde nos é avisado que devemos ter cuidado com as cláusulas de rescisão, já que eles nos indicam quais as condições que podem ser rescindidos. Para além do pagamento anual também podemos ganhar mais dinheiro pelos objectivos pretendidos pelos patrocínios, como por exemplo jogos ganhos em casa e sequência de vitorias seguidas.

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Mais uma novidade, custos de manutenção da equipa, que são os salários dos jogadores da equipa principal, custos com as camadas jovens e com o staff. Outra novidade é referente aos sócios, é-nos indicado a quantidade de sócios e também o lucro das cotas. No menu inicial é super rápido e simples de trabalhar, temos sempre notícias a passar em rodapé e várias informações no ecrã principal.

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Existe três locais para explorar, vou começar pela Filial, aqui temos o plano do jogo para escolher tácticas, formações, o onze inicial e as mais diversas opções. Nas camadas jovens podemos verificar as estatísticas deles e apostar em alguns jogadores por assinar um contrato profissional. Nos treinos podemos distribuir os pontos de cada jogador pelos aspectos a melhorar, também é nos indicado pelo staff qual o nível de reconhecimento por parte dos adeptos e também o nível de satisfação e lealdade ao clube.

Podemos também usar um especialista em treinos para adaptar o nosso jogador a outra posição e até ganhar cartões de habilidades, mas claro está, com gastos de dinheiro e vários dias de treinos. Depois temos apenas informações sobre a equipa e sobre todas as provas que estão a ser disputadas, onde nos mostra que pela primeira vez a Liga Master tem as duas provas mais importantes, a Liga dos Campeões e a Liga Europa.

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No Estádio apenas temos opções, tópicos e avançar para o dia seguinte ou próximo jogo. No Escritório da Equipa é onde efectuamos toda a gestão do clube. Com a nossa equipa podemos dispensar jogadores, colocar nas listas de transferências e empréstimos, e verificar se alguns dos nossos jogadores estão a ser seguidos por outros clubes. Em termos de transferências também houve muitas mudanças, podemos agora colocar os nossos olheiros a pesquisar jogadores com as características que pretendemos ou então nós próprios efectuamos a pesquisa.

Quando queremos contratar um jogador o nosso olheiro irá encaminhar as negociações e mais tarde nos informará se estará disponível para receber uma proposta. Todos os jogadores no início estarão com as características tapadas, o único meio de ficarmos a saber as qualidades de determinado jogador é colocar o jogador pretendido na lista dos olheiros, para depois mais tarde esses olheiros nos darem a sua opinião e mostrarem as características desse jogador.

Para finalizar temos a lista de patrocinadores, notícias e resultados em todas as ligas e competições, lucro previsto e custos de manutenção. Aumentar o nível do treinador, olheiro, médico, preparador físico, custo com as camadas jovens e com os fãs também é possível. A Liga Master está agora mais completa e com várias opções, que faz com que aumente ainda mais longevidade do jogo e que promete agradar a todos os fãs que tanto criticavam pela estagnação do modo.

Outras grandes mudanças em Pro Evolution Soccer 2010 sentem-se na jogabilidade, gráficos e ambiente. Tal como tinha dito atrás, Seabass queria fazer este ano um jogo muito mais realista e esse era um dos muitos pedidos da comunidade. Realmente as versões anteriores de realismo tinham muito pouco, a facilidade com que ultrapassávamos os adversários, o próprio ambiente não tinha vida e os gráficos eram pobres (sim, o público era muito fraco).

Bem, mas a primeira coisa que reparamos quando entramos em campo é o seu aspecto gráfico. Sim desta vez o pessoal da Konami não brincou em serviço, pois o jogo apresenta-se muito mais detalhado, sendo que os modelos dos jogadores estão com um aspecto incrível. Podemos até ver os pelos nos braços, as faces de muitos jogadores fielmente reproduzidas como Ronaldinho, Pirlo, Cristiano Ronaldo, Buffon e muitos mais, parecem fotografias, na boa onda do apanágio do HD. Os efeitos de luz e sombras estão muito bons, dando um grande realismo ao jogo e claro, desta vez temos um público como deve ser, em 3D e com um detalhe bem mais razoável.

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A jogablidade desta vez apresenta-se mais pautada, mais lenta, real, melhor do que a versão anterior e até mesmo concernente à versão apresentada na demo. Os tempos de resposta estão diferentes desta vez, melhorados mas ainda assim um bocado lentos, mas também depende dos jogadores que controlamos, por exemplo: se usar uma equipa em que os jogadores são fracos eles irão reagir de uma forma mais lenta, o inverso acontece com os melhores jogadores, agora sim desta vez entra mais em vigor aquelas estatísticas, velocidade de passe curto e longo.

O que está também mais difícil, real e exigente, são os passes, onde agora temos de indicar mais correctamente os passes na direcção que pretendemos. No caso de dois jogadores se encontrarem na mesma linha de passe, podemos carregar mais tempo no botão de passe para que a bola seja enviada para o jogador mais distante. Os remates estão mais difíceis de os fazer devido à grande pressão da defesa, já que agora o jogador que tem a bola perde terreno em corrida para aquele que persegue sem bola, ou seja, os defesas conseguem alcançar-nos rapidamente no caso de não nos apressarmos numa desmarcação.

Os defesas usam muito mais o corpo e ganham quase sempre a posição, portanto se querem marcar golos têm de jogar bonito trocando a bola. Com o novo sistema de cartões os jogadores podem ser especialistas em várias áreas, desde cartões com várias fintas, 10 Clássico, patrão da defesa, acção livre, mágico. Apesar de alguns jogadores terem as características dos jogadores reais em termos de movimentos, o calcanhar de Aquiles da série PES são as animações, algumas ainda robóticas e presas de movimentos, algo que o seu rival já ultrapassou à muito tempo e além disso a Konami introduziu o movimento 360 graus, mas sinceramente não fiquei nada convencido, comparado com o seu rival este apresenta o movimento de 360 graus muito mais fluido e eficaz.

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Pro Evolution Soccer 2010 tem este ano uma jogabilidade digna do seu legado, mais real e ao mesmo tempo mais divertida. O ambiente do público no estádio está fenomenal, com vários cânticos durante uma partida reagindo às adversidades do jogo, como no caso de golo sofrido em casa onde o público fica silencioso, ficando apenas no ar alguns assobios dos adeptos. A juntar a isso pela primeira vez na história do PES temos comentários em Português, por Pedro Sousa (Comentador da Rádio Renascença e Sport TV) e João Vieira Pinto (Antigo craque do Boavista, Benfica, Sporting e Braga ), que dá mais vida ao PES e são bem melhores que os comentários aborrecidos em inglês.

As licenças este ano ficaram quase na mesma, com vinte e duas selecções oficiais, incluindo todas as grandes selecções. Quanto aos clubes temos apenas as ligas italiana, holandesa e francesa completamente oficiais, na liga inglesa apenas Manchester United e o Liverpool foram oficializados e a liga espanhola tem doze equipas oficiais incluindo, Real Madrid, Atlético de Madrid, Barcelona, Valência e Sevilha. A eles juntam-se cinquenta e quatro clubes oficiais de todo o mundo, infelizmente não temos ainda o campeonato português de forma oficial, temos apenas os três grandes, Sporting, Benfica e Porto e mais uma inclusão de uma equipa portuguesa, o não menos grande Sporting de Braga. Para além disso, no que diz respeito ao nosso país, temos os estádios do Dragão, José Alvalade, e Luz fielmente recriados.

Felizmente pudemos jogar Pro Evolution Soccer 2010 online, apresentando-se muito mais fluido e só muito raramente se nota lag nas partidas. Apenas jogamos em partidas de um contra um e de dois contra dois, com um amigo na mesma consola ou online, contra outros dois jogadores online. Quando os servidores abrirem para o público, aí sim veremos de forma mais precisa a eficácia do modo online.

Este não foi o ano de afirmação como o rei do futebol virtual para Pro Evolution Soccer 2010, a Konami terá de rever e criar novos movimentos, ganhar mais licenças e criar mais modos de jogo para acompanhar a concorrência. Mas ficam bons indicadores, nota-se a preocupação por parte da produtora em ouvir a comunidade, a jogabilidade de volta à simulação, evolução em sectores que estagnaram, bons gráficos, comentários em português e uma playlist musical agradável. Portanto este é um jogo de futebol que vai agradar a todos, que sofreu uma remodelação e evolução referente ao ano transacto. Mas principalmente sentimos que a diversão está de volta, mais refinado e acima de tudo mais coeso.

8/10

Fonte : Eurogamer.pt
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RicFazeres
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MensagemAssunto: Re: Pro Evolution Soccer 2010 - Análise   Pro Evolution Soccer 2010 - Análise Icon_minitimeSáb Out 24, 2009 2:44 pm

Video do Gameplay

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Pr3thu
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MensagemAssunto: Re: Pro Evolution Soccer 2010 - Análise   Pro Evolution Soccer 2010 - Análise Icon_minitimeDom Out 25, 2009 8:50 pm

fdx.. q grande barraco este pes2010..

Konami deixem de inventar!!! O pes dps do pes06 foi uma completa miseriaa.. este entao... nossa q coisa feia..

ja agr fifa nunca sera uma opçao pa mim..
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MensagemAssunto: Re: Pro Evolution Soccer 2010 - Análise   Pro Evolution Soccer 2010 - Análise Icon_minitimeSeg Out 26, 2009 3:17 am

Eu este ano virei as costas ao PES e comprei FIFA e não estou nada arrependido . . .
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MARTELODEORELHAS

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MensagemAssunto: Re: Pro Evolution Soccer 2010 - Análise   Pro Evolution Soccer 2010 - Análise Icon_minitimeSeg Fev 01, 2010 8:10 pm

Uiii ... então fizeste mal migo, se Fifa 10 bombava ao início (e eu tenho os 2) ... o PES e toda a organização de torneios Online no modo Comunidade Rula ... ao ponto de muita gente ter deixado o FIFA e estarem actualmente no PES. Como disse ... Fifa muito bom em termos de simulador de Futebol ... mas as partidas ... mmm ... bem menos emocionantes do que PES 2010 ... e offline com o Patch (LIGA SAGRES e VITALIS) do RUIEDDIE que encontrarão no PES.COM.PT ... uiiii nem vos digo ... esqueçam as versões de PES 08 e 09 que foram uma autêntica trampa porque este não tem nada a ver !!!
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johny_19
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MensagemAssunto: Re: Pro Evolution Soccer 2010 - Análise   Pro Evolution Soccer 2010 - Análise Icon_minitimeTer Fev 02, 2010 10:48 pm

FIFA 10 > PES 2010.
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Batekill
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MensagemAssunto: Re: Pro Evolution Soccer 2010 - Análise   Pro Evolution Soccer 2010 - Análise Icon_minitimeQua Mar 03, 2010 6:55 pm

n tou de acordo kom o post do pr3thu eu acho que este pro evolution e o melhor simulador de futebol algum dia feito... é uma beka mais dificil de jogar pa jogadores fracos, pk este pes e preciso ser bom jogador para o saber jogar....
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MensagemAssunto: Re: Pro Evolution Soccer 2010 - Análise   Pro Evolution Soccer 2010 - Análise Icon_minitime

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